quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sertanejo no Brasil

A Música sertaneja é o estilo musical autoproclamado herdeiro da "música caipira", que é um gênero musical conhecido no Brasil desde a década de 1920, por compositores rurais e urbanos. As músicas caipira são também chamados de modas de viola, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques, onde se tem o som da viola predominante.

A música sertaneja se caracteriza pela melodia simples e muitas vezes melancólica; também é chamada de música do interior. O ritmo é basicamente advindo de um violão. Assim sendo, é marcado pela simplicidade. Um grande exemplo da música sertaneja tradicional é Zezé de Camargo e Luciano.

Hoje em dia, o termo música sertaneja vem, aos poucos, sendo substituído pelo termo música country devido à grande influência da música country norte-americano que a indústria brasileira está usando como novo segmento comercial na televisão e na indústria de gravação.

O adjetivo “sertanejo” se refere à cultura nordestina, que encontrou vegetação e clima hostis, além da dominação política dos "coronéis", obrigando a desenvolver uma cultura de resistência, legitimamente sertanejo.

Hoje em dia é o que se faz mais sucesso entre as multidões.
No sertanejo tipo universitário, como o próprio nome exemplifica, surgiu em universidades, os estudantes criaram esse sertanejo mais descolado e menos profundo, fazendo com que os cantores não sejam necessariamente do interior.
Um grande exemplo de sertanejo universitário é Luan Santana, que aos 19 anos é um fenômeno. Arrematando grandes prêmios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário