segunda-feira, 20 de junho de 2011

Festa Junina

Este mês é o mês das festas juninas, considerado pelos brasileiros. Muitas festas, comidas tipicas, danças, musicas, etc. E tudo teve seu motivo, vou dizer à vocês de onde isso tudo surgiu. 

1º Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.

2º Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 

3º As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

De origem francesa, a quadrilha era uma dança típica que celebrava os casamentos da aristocracia européia. Dançada em pares, já era praticada no Brasil desde 1820 e foi se popularizando desde então. Os tecidos finos da nobreza francesa deram lugar à chita, tecido mais barato e acessível, e o casamento nobre foi adaptado a uma encenação. E hoje é uma das melhores danças nas festas juninas do Brasil.

Essa é somente uma pequena explicaçao de como tudo funciona, agora cabe a você ir a uma festa junina! Aproveite! e cuidado.. OLHA A CHUVA, IHH, JA PASSOU!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sertanejo no Brasil

A Música sertaneja é o estilo musical autoproclamado herdeiro da "música caipira", que é um gênero musical conhecido no Brasil desde a década de 1920, por compositores rurais e urbanos. As músicas caipira são também chamados de modas de viola, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques, onde se tem o som da viola predominante.

A música sertaneja se caracteriza pela melodia simples e muitas vezes melancólica; também é chamada de música do interior. O ritmo é basicamente advindo de um violão. Assim sendo, é marcado pela simplicidade. Um grande exemplo da música sertaneja tradicional é Zezé de Camargo e Luciano.

Hoje em dia, o termo música sertaneja vem, aos poucos, sendo substituído pelo termo música country devido à grande influência da música country norte-americano que a indústria brasileira está usando como novo segmento comercial na televisão e na indústria de gravação.

O adjetivo “sertanejo” se refere à cultura nordestina, que encontrou vegetação e clima hostis, além da dominação política dos "coronéis", obrigando a desenvolver uma cultura de resistência, legitimamente sertanejo.

Hoje em dia é o que se faz mais sucesso entre as multidões.
No sertanejo tipo universitário, como o próprio nome exemplifica, surgiu em universidades, os estudantes criaram esse sertanejo mais descolado e menos profundo, fazendo com que os cantores não sejam necessariamente do interior.
Um grande exemplo de sertanejo universitário é Luan Santana, que aos 19 anos é um fenômeno. Arrematando grandes prêmios.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

cinema!

Sabemos que, recentemente, o filme que teve a maior repercussão no Brasil foi a sequência de " Tropa de Elite 2 ". Tal filme confirmou a unanimidade entre público e crítica e se consagrou como o vencedor do 10º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A cerimônia foi apresentada por Bruno Mazzeo (“Cilada.com”) e Fabiula Nascimento (“Bruna Surfistinha”), e foi transmitida ao vivo pelo Canal Brasil na noite do dia 31/05, direto do Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. E também vencedor das bilheterias brasileiras. Talvez, este, tenha sido o melhor filme ja produzido no Brasil. Nao somente citando o " Tropa de Elite 2" temos o 1º também, que teve uma ótima repercussao. Trechos citados em uma entrevista, falam sobre suas opinioes em relaçao ao elenco “ - Hoje é um dia de comemoração. Foi um grande ano para o cinema brasileiro. Um ano em que ultrapassamos a barreira de 1 bilhão de reais. Um ano que o cinema nacional cresceu 30%” Declarou Padilha.

Bem no cilma brasileiro, nao é nao? rs :) Bom, espero que todos tenham gostado e que se sintam a vontade de alugar o filme e conferir se realmente é tudo o que dizem, que pelo jeito, é e muito mais! Aí vai o trailer do filme pra voces curtirem um pouqiunho.